image.jpg
 

A Comunidade Sementes do Verbo

 

A Comunidade

A Comunidade Católica Sementes do Verbo é uma Associação Privada de Fiéis, fundada no dia 16 de julho de 2004 em Palmas (Tocantins), com personalidade jurídica, com o decreto de reconhecimento e aprovação canônica, aos vinte e nove dias do mês de março de 2005, pelo Arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa. Na mesma data, em 2005, seus estatutos tiveram sua aprovação definitiva.

Faz parte das Comunidades Novas da Igreja Católica e é membro do CHARIS, Associação Internacional reconhecida pela Santa Sé. Reúne no seu seio membros de diversos estados de vida (solteiros, consagrados, casais, famílias, padres…) numa vida doada a tempo inteiro ao serviço da missão, para a vida do mundo, “Pro Mundi Vita”. Dinamizados pela Efusão do Espírito Santo, cada um viveu um novo Pentecostes em sua vida, o qual está na origem de muitas das histórias vocacionais, pessoais e comunitárias. O Espírito Santo e a Palavra de Deus são os princípios e os agentes regeneradores da nossa vocação.

Contemplativa e missionária, a Comunidade procura descobrir e valorizar as Sementes do Verbo escondidas nos corações e nas vidas humanas. . Porque “ninguém pode ser verdadeira testemunha, se antes não contemplou o Mistério que vai anunciar.” (Livro de Vida SDV 13,5).  Ela é chamada a dar a Palavra de Vida para fazer crescer, em cada um, a dignidade e a vocação de filhos e filhas de Deus, discípulos missionários de Cristo.

A sua finalidade não é a sua própria realização, ela é missionária. “Para a vida do mundo”, Pro Mundi Vita! (Jo 6, 51).

Ser Sementes do Verbo é participar da missão da Igreja lá onde ela se encontra, anunciando o que contempla e transmitindo fielmente o que recebeu do Senhor. A Comunidade vive na oração e no trabalho, no estilo familiar e batismal, sendo bem mais que uma empresa humana. Contudo, ela não deve ser menos séria.

Os membros da Comunidade são chamados a viver a radicalidade do Evangelho deixando tudo para seguir Cristo na docilidade ao Espírito Santo. Trata-se de uma nova forma de vida consagrada que exige desapego do modo de vida antigo, para estar inteiramente disponível ao chamado de Deus.

Vocação

"Pela graça do Espírito Santo, a vocação da Comunidade está centrada em Cristo, Palavra de Deus, Verbo feito carne, para a vida e a salvação do mundo. Assim, a Comunidade Sementes do Verbo se reconhece numa identidade Bíblica e Eclesial." (Livro de Vida SDV 10,5)

Espiritualidade

"Do Coração Aberto de Cristo jorram água e sangue, sinais do nascimento da Igreja e dos sacramentos. Esta espiritualidade chama a nossa Comunidade a entrar na profundidade contemplativa e na visão ampla e escatólogica (Duc in altum), com a Virgem Maria e com o discípulo São João, ambos aos pés da cruz." (Livro de Vida SDV 21,3)

A oração é o primeiro fundamento da nossa atividade e o trabalho comunitário deve emanar da oração.

 

Como conhecer mais o Carisma?

Promovemos retiros em nossas casas de missão. Realizamos missões onde nos chamarem: paróquias, escolas, hospitais, empresas…

“Anunciem a sua glória entre as nações, seus feitos maravilhosos entre todos os povos” (Sl 96,3)

Grupos que se reúnem para um tempo de oração, formação e unidade.   

“O Senhor fará de vocês o seu povo santo, conforme prometeu sob juramento, se guardarem os mandamentos.” (Dt 28,9)

Nove meses de cura, conversão e discernimento vocacional. Vem conhecer mais!

“Mas no sétimo ano a terra terá um sábado de descanso, um sábado dedicado ao Senhor.” (Lv 25,4) 


 

 
 

Pilares do Carisma

A natureza contemplativa da Comunidade se dá na relação cotidiana com o Senhor através da vivência diária da Liturgia das Horas, da Adoração Eucarística, da Lectio Divina, da Santa Missa e da oração pessoal. Nossos cinco pilares são:

  1. Vida de Oração

  2. A Palavra de Deus e a formação

  3. Vida fraterna (eclesial e missionária)

  4. A Virgem Maria

  5. Pobres (missão)

 
 

 
 

Os Fundadores

Georges e Marie-Josette Bonneval são casados há mais 50 anos. Foi através do SIM dado a Deus por eles que o Espírito Santo teve livre acesso para gerar o carisma em seus corações. Georges exerce o seu Ministério Diaconal dentro da Comunidade e, junto com Marie, “Proclama a Palavra” com o auxílio do Espírito Santo.

Após a descoberta e a cura de um câncer fulminante aos 23 anos, Georges foi conduzido ao encontro de Cristo Vivo e da sua Igreja, através, sobretudo, da descoberta apaixonada dos escritos de São Paulo. Desde então, consagrou - com Marie-Josette - toda a sua vida à Nova Evangelização.

 
 

 
 

Bispo garante

Para a Comunidade Sementes do Verbo, Dom Alberto Taveira Corrêa exerce o papel de Bispo garante desde o chamado para a fundação no ano de 2004, onde então era o Arcebispo de Palmas. Atualmente, Dom Alberto Taveira é Arcebispo de Belém do Pará e continua a pregar os retiros anuais da Comunidade, onde celebra os compromissos e engajamentos dos membros de vida da Sementes do Verbo. Também chamado ‘Bispo protetor’, ele é recebido e reconhecido como tal, pelo Fundador e Moderador Geral da Comunidade.

Por causa do seu primeiro chamado feito à Comunidade para a sua diocese, assim como por causa da sua aprovação e reconhecimento canônico, ele é a testemunha privilegiada da história e do carisma da Comunidade. Ele exerce a sua autoridade e vigilância pastoral sobre o conjunto da Comunidade e sobre cada um dos seus membros.

 
 

 
 

Acompanhamento Espiritual

O acompanhamento e a formação têm um lugar muito importante na vida da Comunidade. A vida espiritual não se desenvolve nem amadurece de maneira individual e isolada, a dimensão da escuta humana e espiritual é essencial.

O acompanhamento espiritual (ou direção espiritual) não é um sacramento, mas antes uma “caminhada com”, não é pontual, mas é um percurso. O acompanhador percorre conosco um caminho, buscando um progresso e o crescimento das virtudes.

 
 

 
 

Escola do Ano Sabático

Escola de Vida e Formação para a Nova Evangelização.

“Como Escola da Palavra de Deus, a Comunidade propõe uma formação centrada na Palavra de Deus (...) e, assim prepara discípulos chamados a anunciar à sua volta a mensagem da salvação e a testemunhar a esperança que ela contém.” RdV 378, 1

 
 

Os graus de engajamento na Comunidade

Quando uma pessoa deseja entrar na Comunidade, deve:

  • Membro de Vida: Ter seguido o programa completo de formação durante o Ano Sabático.

  • Estágio: Etapa de conhecer o Carisma

  • Discípulado: Primeiro engajamento temporário. (Estatutos Canônicos da Comunidade Sementes do Verbo, nº 38). Nessa etapa, o candidato chamado “discípulo”, aprofunda-se no carisma fundador da Comunidade a fim de corresponder ao chamado de Deus.

  • Noviciado (Filhos): Nesta etapa, o candidato é chamado “Filho” ou “Filha” e leva uma vida comunitária em todas as suas exigências, em preparação para o engajamento definitivo. Durante esse tempo de noviciado, o comunitário é convidado a tornar-se uma pessoa por um lado autônoma e por outro tendo uma relação positiva com os outros. Durante o tempo dos seus engajamentos temporários, ele ou ela deve ter feito uma real experiência da solitude (estar a sós com Deus) para entrar num melhor conhecimento de si mesmo, das suas possibilidades e de seus limites, da sua generosidade e fraquezas, das suas tendências ao individualismo e da sua necessidade dos outros. Essa experiência deve se inscrever numa relação justa e fecunda com a experiência da comunhão fraterna.

  • Definitivo (Doado): A formação no noviciado deve levar o comunitário a desenvolver uma real e autêntica obediência responsável, que lhe permite situar-se como discípulo, aceitando e aprofundando o seu processo de aprendizagem sobre todos os domínios da sua existência.

cmd vida (p1).JPG
 
 
 
 

Ramos da Comunidade de Vida