Vida Consagrada Masculina

A Consagração virginal é um chamado de Deus e um carisma que a Comunidade acolhe com alegria e ação de graças. A vocação à Vida Consagrada é a história de um desejo, de uma sede. A Vida Consagrada, no meio de nós é um chamado a deixar tudo para seguir Jesus de mais perto.

 
 

Torna-se consagrado é bem mais do que pertencer a uma comunidade e revestir um hábito. Supõe uma transformação profunda do ser!

Alguns irmãos que já fizeram seu caminho na vida consagrada podem aspirar a um chamado ao diaconato permanente ou ao sacerdócio. É com ação de graças e alegria que a comunidade acolhe cada um desses chamados. Alguns padres diocesanos ou diáconos permanentes já ordenados podem ser chamados pelo Senhor a entrar na comunidade.

(Trechos da Regra de Vida)

 

O Desafio da Evangelização

“A Igreja busca novos caminhos para evangelizar, mas o ponto de chegada a ser mirado é a perfeição do céu e do Reino de Deus. Não podemos perder essa referência. Ela está permanentemente em estado de missão. Este é o sentido da expressão tão querida ao Papa Francisco, “Igreja em saída”, continuamente em saída. Se você quiser ficar na Igreja, abrace o seu “nada” para ser “tudo”. Mas com fidelidade! (…). Para que a evangelização seja cristã de verdade, ela precisa anunciar Jesus Cristo, ser encarnada, integralmente libertadora, missionária, tem que ser inspirada no seguimento de Jesus evangelizador porque Ele é a fonte da espiritualidade missionária. Não se trata de métodos, mas trata-se de abraçar e acompanhar o Senhor, reconhecê-lo como único caminho, verdade, vida e anunciá-Lo. Quem não tiver essa paixão não dá para ser padre! Vai ser infeliz, vai fazer mal à Igreja e vai fazer os outros infelizes. Se não for por aí, não tem sentido ser católico! De forma alguma! (…) É necessário assumir o desafio da evangelização! (…)

Uma evangelização missionária não é um conjunto de práticas mais ou menos ligadas à missão, como garantia de fidelidade. Ela é a própria missão, com seus critérios, atitudes e opções, animadas pelo Espírito de Jesus. Optar a partir de Jesus Cristo, que é o evangelizador por excelência; transmitir a imagem e a ideia de Cristo que o evangelizador adquiriu, com todas as suas consequências, segundo a fé da Igreja. O desafio para o evangelizador é seguir o caminho das bem-aventuranças."

Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Santa Maria de Belém e Bispo Garante da Comunidade Sementes do Verbo


Ser Consagrado

“Ser chamado ‘irmão’ demonstra essa dignidade comum e fundamental de todos os que creem, como filhos do mesmo Pai, mas ao mesmo tempo remete ao desafio de sermos um sinal para todos a partir do dom total de si mesmo a Deus e à Igreja.(…) Deste modo, as atividades e missões proféticas que um irmão consagrado pode desenvolver encontram a sua fonte no mistério da Trindade, mistério este que é a própria origem e sentido da sua vocação. Quem é o irmão consagrado? É um filho amado do Pai que toma consciência de ser testemunha e mediador desse amor para todos os seus irmãos; ele é redimido pelo Filho e pela sua consagração religiosa manifesta a todos ‘que o mistério de Cristo, o Salvador, se realiza hoje e aqui’; ele é ungido pelo Espírito Santo no Batismo e na Crisma, como todos os fiéis, mas recebe um ‘dom específico do Espírito Santo’ para responder à sua vocação e missão.”

- Ir. João Gabriel , Consagrado da Comunidade Sementes do Verbo

 
 

Admissão a Vida Consagrada e Noviciado

Esta primeira etapa é um caminho que permite ao candidato abordar as questões profundas para a sua vida, questões, às vezes, guardadas na profundidade do seu coração. (Cf. Jo 15, 16). Às vezes, o Senhor teve a iniciativa do Seu chamado a partir do vazio provocado pela sua ferida profunda, ou através de outras circunstâncias. A etapa da admissão permite ao candidato fazer um ato concreto em direção à vida consagrada e à comunidade, entrando num discernimento mais aprofundado da sua vocação.

(Trechos da Regra de Vida)

 

Primeiros Votos, Temporários e Definitivos

Os votos asseguram essa ancoragem no seio da comunidade e da Igreja. O hábito anuncia e é sinal de que a pessoa é consagrada, reservada a um Esposo Único: Cristo! O hábito dos consagrados cobre a pessoa inteira, como a sua vida está escondida em Cristo. A pessoa consagrada torna-se o bem próprio do Senhor. Ele lançou a sua devoção sobre ela. O Senhor fixou Sua escolha sobre ela. Os três votos são como os três laços que asseguram uma solidez, pois são os laços de um amor maior.

Os graus dos votos temporários são indispensáveis para subir “a escada do amor”, que é uma escada de união a Deus e de contemplação que só Deus pode medir: Obediência, Pobreza e Castidade.

Votos Definitivos: A força defenderá com coragem o bem que o Senhor lhe confiou, a consagração, os três votos, à imagem da Virgem Maria aos pés da Cruz e das virgens mártires.

(Trechos da Regra de Vida)

 

 
A figura de São José sempre me marcou muito, principalmente por sua simplicidade e obediência a Deus. Hoje, consagrado na comunidade SdV, carrego o nome de Irmão José, e esse nome, esse mistério, é para me lembrar que o Senhor me fez homem consagrado a serviço do Reino, para anunciar que é possível viver uma vida encarnada, simples, de pureza, de castidade e de obediência, como foi a de São José.
— Ir. José
 
Eis a Vida Consagrada Masculina como um caminho! Um caminho para buscar, trabalhar e desenvolver relações autênticas, comprovadas, que possuem valor. Um caminho para ir em direção ao outro, preocupar-se com aquele que se coloca na minha presença e para o qual se dirige a doação da minha vida consagrada.
— Ir. João Gabriel
 
 
A vida consagrada é um sinal profético de Deus para o mundo. Ser consagrado é sobretudo, manifestar a todos que Deus existe, nos ama e quer que vivamos como filhos amados em sua presença.
— Ir. Francisco Maria
 
Através da Comunidade Sementes do Verbo, minha nova família, recebi esta manifestação de amor do Pai; de ser chamado filho de Deus (cf. 1 Jo 3,1), e hoje posso livremente viver as promessas que Deus tinha me reservado, e andar sem medo e sem vacilos na vida espiritual e vocacional.
— Ir. Estêvão