‘Bezinningsdag op School’ dia de retiro na Escola

 

No dia 07 de setembro, os missionários da Bélgica foram convidados pela escola de ensino fundamental e médio Kobos, na cidade Kapelle-op-den-Bos, a estarem presentes em um dia de 'Bezinningsdag', (dia de Retiro na Escola) para testemunharem sobre a fé. A iniciativa da escola foi para os alunos que estão no último ano escolar, na idade de 17 anos, para que pudessem conhecer a experiência de fé e a identidade particular de algumas religiões e crenças.

 A Comunidade esteve presente com quatro missionárias, que testemunharam sobre sua experiência pessoal do sentido de vida através da fé e do encontro pessoal com o amor de Deus. Além da Comunidade, estiveram presentes outros padres e leigos cristãos, como também outras denominações. Ao final de cada testemunho, os jovens e professores se disporam a um tempo de perguntas aos participantes.

Por que e como os dias de retiro têm espaço em uma escola católica na Bélgica?

A organização (Katholiek Onderwijs Vlaanderen) associativa de escolas católicas em flandres e na região de Bruxelas, tem como projeto pedagógico: Escola Católica de diálogo. “Nossas escolas são escolas católicas de diálogo. Afinal, a educação e a criação não são neutras, mas partem de crenças e ideias sobre o que pode ser a boa vida e a convivência”. 

Segundo o site  Kathilieke Dialoogschool.be“Uma escola católica de diálogo que usa a sua educação para permitir que as crianças e os jovens encontrem o seu caminho no mundo cada vez mais complexo de hoje e de amanhã. Ela deseja que os alunos se tornem pessoas autoconfiantes, honestas e autênticas. Um dia de reflexão pode contribuir para isso. Os dias de retiro numa escola católica de diálogo oferecem tempo e espaço para refletir sobre a vida, para procurar a ligação consigo mesmos, uns com os outros, com a natureza, com as questões últimas da vida e com uma realidade transcendente.

O objetivo para um dia de retiro numa escola de diálogo católico é aprender a lidar e pensar sobre questões filosóficas em relação à própria história de vida a partir da tradição cristã e com abertura a outras tradições filosóficas. Pretende-se desta forma convidar os alunos a encarar a vida de uma forma pessoal e crítica e desafiá-los a crescer a nível pessoal e filosófico. Uma escola católica de diálogo pretende abordar e desenvolver todos os aspetos do ser humano a partir de uma visão personalista da humanidade. Desta forma, é também um exercício de respeito pelas crenças (religiosas) de cada um e de abertura à diferença."  

Por Daniele,

Assessoria de comunicação SDV, Bélgica.